quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Laswell & Wobble - Anselma Dub






















O que vocês pensariam de uma pessoa que já trabalhou com Herbie Hancock, Brian Eno, David Byrne e Mick Jagger? Um cara que remixou trabalhos
de Bob Marley, Carlos Santana e Miles Davis?

Baixista de formação Bill Laswell pode ser considerado uma das personalidades mais prolíficas do mercado músical, sua discografia é extensa e inclássificável, o artista passeia por estilos tão distintos quanto Dub, Jazz, Música Indiana e Música Eletrônica, sempre nos presenteando com resultados inusitados,originais e surpreendentes.

Dos seus "milhares" de projetos selecionamos uma faixa do álbum "Radioaxiom: a Dub Transmission", gravado em parceria com o baixista Jah Wobble (P.I.L). Aperte o Play e Boa Viagem!

http://www.silent-watcher.net/billlaswell/


http://www.axiom-records.com/


http://www.myspace.com/billlaswell


Ps: Em tempo Bill Laswell produziu a já clássica faixa Lado B, Lado A do disco homônimo da banda brasileira O Rappa!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Gilles Petterson in Brazil



















Após um período de ostracismo, problemas familiares e de saúde, estamos de volta e com gás total.

Já que é assim, nada melhor que o post de retorno seja sobre música brasileira não é?

Mas para começarmos nosso “papo” passaremos primeiro pela terra da rainha. Hoje falaremos sobre Gilles Petterson, um inglês, filho de mãe francesa e pai suíço. Esse cara é produtor, locutor, DJ e dono de gravadora, tendo produzido pessoas como Erykah Badu, Roni Size, Jamiroquai entre outros. Gilles, é um dos maiores divulgadores do Acid Jazz no mundo e um pesquisador apaixonado pela música brazuca, tendo compilado alguns discos sobre o nosso som.

O disco Gilles Petterson in Brazil, é um primor sonoro e traz preciosidades de nossa música que muita gente deixa passar “batido”, menos nós do Groove.

Para ilustrar como é boa essa coletânea, escolhemos um som da clássica banda Golden Boys e de bônus deixamos a desconhecida banda O Povo Canta, com a música, O telefone tocou novamente, imortalizada na voz do mestre Jorge Ben.

Boa Brisa, o Groove recomenda!

Track Listings by Amazon.

Disc: 1
1. Wilson Simonal - Nem vem que não tem
2. Golden Boys - Berimbau
3. Tim Maia - No caminho do bem
4. Djavan - Serrado
5. Os Originais do Samba - Tenha fé pois amanhã um lindo dia vai nascer
6. O Povo Canta - O telefone tocou novamente
7. Mario Castro Neves & Samba SA - Candomblé
8. Quarteto em Cy - Tudo que você podia ser
9. Jaime e Nair - Sob o Mar
10. Os Cobras - Nana
Disc: 2
1. BiD - Mandingueira (Instituto remix feat. Elza Soares)
2. Otto - Bob (Edu K remix feat Bebel Gilberto)
3. Patricia Marx & 4 Hero - Menino
4. Marcos Valle - Parabéns (Dança Do Daniel)
5. Joaquin Claussell & Kerri Chandler - Escrávos de Jô Robust Horns Mix
6. Spritual South - Green Gold
7. Cesar Mariano and Cia - Futebol de bar (Heavy Üsker Mix)
8. Drumagick - Malandragem
9. DJ Marky & XRS - Moments of Lust feat. Vikter Duplaix

domingo, 3 de outubro de 2010

Eric Burdon & The War - Spill The Wine











O War foi uma das bandas mais populares da black music nos anos 70, sua mistura de funk, soul e música latina, nos presenteou com hits do calibre de Low Rider (sampleado pelos Beastie Boys e quem diria Barão Vermelho na cover de Vou Apertar Mas Não Vou Acender Agora), Why Can We Be Friends, Cisco Kid, Outlaw e a mágica (em nossa humilde opinião) Spill The Wine.
A faixa em questão faz parte da parceria que Eric "Eggman" Burdon o grande bandleader do The Animals fez com a banda. E desde sempre é uma das faixas preferidas da casa! Espalhe o Vinho, pegue a garota (ou garoto)!!!!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ernie Hines - Electrified




















Ernie Hines nasceu no estado americano do Mississipi em 1938 e começou sua trajetória musical cantando em grupos de música gospel ainda no colégio. Ernie começou a tocar guitarra no começo de sua adolescência, mesma época em que seus pais trocaram o Mississipi pela Louisiana, fato este que lhe deu notoriedade, pois lá chegando criou seu próprio grupo gospel o “Scotland – Aires” que se especializou em criar jingles para o comércio local.

Gênio da guitarra, Ernie expandiu sua musicalidade tocando Blues e R&B com diversos artistas até ser escolhido para ser o guitarrista pessoal de LC Cook.

Errnie Hines, foi um grande compositor de R&B e música gospel, tendo mais de 50 canções gravadas ao longo de sua carreira.

Mesmo com essa grande bagagem musical e cultural; Ernie gravou apenas um disco, o magnífico “Electrified - 1972” que nos remete bastante ao estilo do falecido mestre Marvin Gaye.

Para vocês, escolhemos a faixa “Electricfied Love” que é um primor!

Chame a patroa e apague a luz que é hora de namorar!

Boa viagem sonora!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Carl Craig - Televised Green Smoke






















Boa parte de coisas boas que se criou na música ocidental vieram dos negros, do rock e jazz passando pelo soul, samba e hip-hop todos tiveram sua origem na Africa. Com a e-music não poderia ser diferente, House, BreakBeat, Drum n' bass e o Techno nasceram de mãos negras. O post de hoje reverencia mais um talento do techno de Detroit o dj e produtor Carl Craig.

Nascido em 1969, Craig fez parte da segunda geração do techno de Detroit, e pode ser considerado o produtor mais talentoso desta era. Seus trabalhos possuem uma aura futurista e conceitual aliada as influências Jazz e Soul que a famosa "Motor City" tanto respira. Manter uma discografia completa do artista é um desafio, já que nestes 20 anos de carreira ele assinou seus trabalhos com vários codinomes dentre eles: Designer Music, Innerzone Orchestra, Psyche entre outros.

Televised Green Smoke é faixa do clássico More Songs About Food And Revolutionary Art, um dos maiores albuns de Techno de todos os tempos.
Disco feito em 1997 pensado no ano 3000.


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Wilson das Neves


Wilson das Neves é um gênio! Mas muita gente nunca ouviu falar nesse nome; mas esse “tiozão” de ar pacato e inofensivo (não que ele seja um bruto, não é!) é um dos maiores mestres da música Brazuca de todos os tempos. Baterista inconfundível, compositor mágico e ainda é um puta interprete!

Na estrada desde os anos 50, sua sonoridade é inconfundível, seus parceiros de estrada eram ninguém menos que: João Donato, Eumir Deodato, Elis Regina, Simonal, Roberto Carlos e mais uma infinidade de mestres nacionais que é quase impossível citar todos eles.

Preparamos pra vocês duas músicas magníficas que mostram só uma pequena parte do que é a instituição Sr. Wilson das Neves.

Enfim; Aprecie, é Gênio!

domingo, 29 de agosto de 2010

Joe Bataan - Call My Name











Joe Bataan é um músico norte-americano de origem afro-filipina que teve papel determinante na nascente cena da underground disco nova iorquina do final dos anos 70.
Seu som inusitado que pode ser definido como a mistura perfeita do latin boogaloo com as perfeitas técnicas vocais do doo-wop, arrebatou uma porção de seguidores ao redor do globo (groove selecta incluso).
Call my Name é faixa homônima do disco de retorno de Bataan ao cenário músical.

Aperte o play e Boa Viagem!

http://www.myspace.com/joebataan

sábado, 14 de agosto de 2010

Wailing Souls




















Sabe quando você descobre uma banda assim ao acaso? Então isso acorreu conosco do Groove Selecta!

Passeando e pesquisando musicalmente por aí, eis que nos surge a magnífica trupe do Wailing Souls, uma galera jamaicana que está na estrada desde a década de 1970, com sua sonoridade praticamente intacta.

Sua discografia é muito ampla e dispensa maiores comentários, ouvi-los basta para se tirar uma pequena base do que é música orgânica de verdade!

Mais informações nos links abaixo.

Ouçam; faz muito bem para o corpo e muito mais a alma!

Muito boa viagem sonora!

Play Now!

www.myspace.com/wailingsoulsofficial

http://www.thewailingsouls.net/

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Buguinha Dub em Suzano
























Mais uma plausível iniciativa da turma do Combo Grooves confirmando a vinda de Buguinha Dub para a região. Prolífico produtor e engenheiro de som, ele também é conhecido por ser o cara que deixa redondo o som da banda mais criativa dessa terra tupinambá, os pernambucanos da Nação Zumbi.
Seu som é uma mescla das tradições nordestinas com o grave psicodélico jamaicano, tudo isso resulta em um som original e porque não atemporal.
No sábado dia 07 de agosto Suzano vai conferir toda originalidade de Buguinha.
Tristeza não paga dívida! Vamos Celebrar!

Combo Grooves apresenta Buguinha Dub. Local: Bar da 9 - Rua 9 de Julho, 426 - Jardim Santa Helena - Suzano - SP (próximo ao shopping).


http://www.myspace.com/buguinhadub




quinta-feira, 22 de julho de 2010

The Gaturs




















O The Gaturs não é uma banda conhecida, mas seu líder, o gênio e tecladista Willie Tee conseguiu em apenas um disco, criar um som distinto e único pra essa mágica trupe americana.

Passeando como poucos pelo Jazz e o Soul/Funk da década de 1970 o Gaturs se influenciou pela atmosfera festiva de New Orleans para emplacar seus singles e assim conseguiu, principalmente na famosa festa do Mardi Gras.

O álbum “Wasted” de 1970 é belíssimo e ilustra bem do que essa banda foi capaz mesmo num curto período nos palcos.

Ouçam; o Groove Selecta recomenda.

Play e muito boa viagem sonora!

http://www.lastfm.com.br/music/The+Gaturs

domingo, 18 de julho de 2010

Hugh Masekela - Grazing In The Grass




















Agora que os holofotes sobre a África do Sul já se apagaram e porque não com devido atraso, dedicaremos esse nosso ilustre espaço para este que sem sombra de dúvida é um dos maiores músicos nascidos no país de Mandela.

Hugh Ramopolo Masekela nasceu em 4 de Abril de 1939, na infância tocou piano e teve seu primeiro contato com o trompete por volta dos 14 anos. No final dos anos 50, formou ao lado de Dollar Brand entre outros o Jazz Epistles, primeiro grupo de jazz africano a gravar um LP. Em sua carreira tocou com diversos artistas entre eles Byrds e Paul Simon, também foi nomeado ao prêmio Grammy uma única vez.

"Grazing In The Grass" gravada como single em 68 foi o seu maior hit e posteriormente foi massivamente sampleada por diversos artistas.

Play e boa viagem!

http://www.myspace.com/hughmasakela

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bronx River Parkway




















Há dias estávamos procurando um bom disco latino para postar aqui no Groove, e eis que nos aparece o Bronx River Parkway com seu groove latino da melhor qualidade!

Formado a partir de uma Jam Session ocorrida num estúdio de Nova Iorque a banda lançou diversos singles até que em 2009 botou na praça o belíssimo disco “San Sebastian 152”, uma pedrada sonora com ótimos vocais em espanhol e muita influência dos anos 1970 que garantem uma boa dose de diversão na pista.

Resumindo: O disco é magnífico!

Play e boa viagem sonora!

http://www.myspace.com/bronxriverpkwy

http://www.truthandsoulrecords.com/bronx-river/

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Nandes Castro - Mixdilla


















James Dewitt Yancey, mais conhecido com J Dilla, foi um dos maiores produtores de Hip Hop de todos os tempos. Nascido em Detroit em 1974, o prolífico produtor trabalhou com artistas da magnitude de Janet Jackson, Tribe Called Quest, Madlib, The Pharcyde entre outros, suas produções originais renovaram o gênero, a importância do artista é tamanha, que existem vários tributos em sua homenagem. O artista morreu prematuramente em 2006, deixando o hip hop mais triste e um pouco menos criativo. O Groove Selecta tem o prazer de postar o tributo(link abaixo) feito pelo nosso camarada Nandes Castro, uma mixtape especial com produções do mestre! Essencial!


http://www.4shared.com/audio/psZ7sZ1V/mixdilla.html

1 - Mood/Secrets of the Sand
2 - Common/It's your world
3 - Illa J/Swagger
4 - Guilty Simpson/ Tke Notice
5 - Guilty Simpson/ Clap your hands
6 - J Dilla/ Diamonds
7 - Slum Village/ Fall in love
8 - Keith Murray/ The Rhyme
8 - De la Soul/ Stakes is high
9 - The Pharcyde/ Runnin


Nandes Castro uma das metades do Combo Groove, é dj, agitador cultural e também faz parte do grupo de estudo de maracatu: Suburbaque, além de ser parceiro da casa.


Vai lá:

http://www.myspace.com/jdilla

http://www.myspace.com/nandescastro

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Set Dub Groove Selecta


Há tempos nós do Groove Selecta estávamos preparando um Set com as pedradas mais desconhecidas do Dub mundial, então chegou a hora!
Gravamos 10 faixas que deixarão vocês loucos!
Deixaremos abaixo o link caso queiram baixar.
Segue o playlist;
01-Jacob Miller - Baby I love You So
02-The Abyssinians - Jah Marley
03-U-Brown - President in Dub
04-Glen Brown - Realise
05-Nucleus Roots - Dub Rule
06-Roots Massacre feat. The Pilgrim (dub addict) In Our Dub
07-Iota - Perdu
08-Prezident Brown - Glory Dub
09-Junkyard Productions - Sister Let Him Go
09-Tosca - Annanas (G Corporation Dub)
10-Alpha and Omega - Rastafari (from watch and pray)
10-Dr. Israel - Survivor

Play e Boa, mas muito boa viagem sonora!

http://www.4shared.com/get/tIM_-h06/Set_Dub_Groove_Selecta.html;jsessionid=A3B7CC3C90F88428F27B684F39222AA2.dc210

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mala Rodriguez - Tengo Un Trato





Ultimamente o Groove Selecta anda muito influenciado por sons latinos, depois de Federico Aubele vamos apresentar pra vocês a beldade Mala Rodriguez . "La Mala" é uma rapper espanhola, que ficou conhecida no Brasil após sua participação no acústico da cantora mexicana Julieta Venegas. Como não poderia ser diferente seu trabalho tem influência da música de sua terra natal aliado a inusitadas rimas em castelhano.

A rapper tem quatro discos lançados, e pode ser encontrada frenquentemente fazendo participações em discos de diversos artistas, vide Akon, Nelly Furtado entre outros. Foi de Lujo Ibérico(seu primeiro trabalho) que tiramos Tengo Un Trato. Aproveite tanto sonoramente quanto visualmente.

http://www.myspace.com/malarodriguez


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Federico Aubele




















Já que estamos no mês da Copa nós do Groove Selecta resolvemos falar de um Hermano que nos surpreendeu por sua genialidade. Maradona? Jamais! Também não é pra tanto; acima de tudo somos brasileiros e não desistimos nunca.

O cara em questão é Federico Aubele, um cantor e compositor portenho que chamou nossa atenção pela ótima mescla que fez de Dub Jamaicano com o tradicional Tango.

O disco “Gran Hotel Buenos Aires” (2003) é um primor e mais comentários são desnecessários.

Além de misturar como ninguém esses dois ritmos tão diferentes ele também passeia muito bem pelo Hip Hop, o Bolero mexicano e a música ambiente que vocês podem conferir nos álbuns “Panamericano” (2007) e “Anatonia” (2009).

Pra quem não acreditava está ai; encontramos um um argentino de grande valor!

E não me venham falar de Carlos Gardel, pois ele era uruguaio ou francês, ninguém sabe!

Play e muito boa viagem sonora!

http://www.myspace.com/aubele

domingo, 13 de junho de 2010

RJD2














Ramble John Krohn mais conhecido como RJD2 é um cantor, músico e produtor americano de Hip Hop, Eletro Rock, Trip Hop entre outros estilos. Esse cara está na estrada desde 1993 e neste período lançou diversos singles e Ep’s, mas só em 2002 lançou seu primeiro disco, o fantástico “Dreadringer” e não parou mais desde então, lançando nos anos posteriores os também muito bons “Since We Last Spoke” (2004), “The Third Hand (2007) e o recém lançado “The Colossus” (2010) que dispensa comentários, pois seu nome já diz tudo!

Acima segue alguns vídeos, para vocês terem a noção da qualidade sonora desde cara chamado RJD2!

Ouçam; o Groove Selecta recomenda e muito!

Boa Viagem sonora!

http://www.myspace.com/rjd2

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nightmares on Wax - Finer















Formado no final dos anos 80 o projeto” Nightmares on Wax” tem como mentores os ingleses George Evelyn e Robin Taylor-Firth e ganhou o mundo com o lançamento de seu segundo cd “Smokers Delight” considerado um clássico do gênero Trip Hop.

A faixa Finer faz parte do terceiro disco “Carboot Soul”, trabalho que na opinião do nosso blog é o melhor. Dotado de samplers de soul e um clima jazzy intimista,Carbbot Soul repete no inicio, o tema Les Nuits, faixa que contém sampler de Summer In The City (também sampleada pelo Pharcyde em Pass me By) do mestre Quincy Jones e que figura como primeira música de Smokers Delight.

Também é possível destacar as músicas José e Ethinic Majority! Aperte o Play e Boa Viagem.


http://www.myspace.com/nightmaresonwax

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Som Imaginário




















Som Imaginário é uma banda brazuca de rock progressivo criada na década de 70, sua formação principal era Wagner Tiso – piano, Tavito – violão, Luiz Alves – baixo, Robertinho Silva – Bateria, Frederyko – guitarra, e o saudoso Zé Rodrix no órgão e vocais.

O mais curioso desta banda é que ela foi criada para acompanhar o gênio Milton Nascimento no show “Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário” daí o nome da banda.

Lançaram três discos de 70 a 73 e em 1974 acompanham mais uma vez Milton Nascimento na gravação do lendário disco ao vivo “Milagre dos Peixes”.

Como diz o ditado: tudo que é bom, dura pouco! Uma pena!

Acima deixamos dois vídeos, o primeiro é da faixa "Uê" do segundo álbum homônimo da banda e o segundo é uma apresentação no Programa Ensaio da TV Cultura em 1970, para vocês conhecerem um pouco mais essa trupe fantástica chamada Som Imaginário!

Imaginou? Então, boa viagem sonora!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dorothy Ashby




















Dorothy Ashby nasceu em Detroit – USA em 1932 e desde pequena conviveu com o universo musical, até porque seu pai Wiley Thompson era um conceituado guitarrista da época que tinha o costume de reunir amigos em casa para uma Jam Session. Dorothy freqüentou o Cass Technical High School e seus colegas eram ninguém menos que os mestres Donald Byrd, Gerald Wilson e Kenny Burrel, estudou vários instrumentos, entre eles Saxofone e Piano, mas se encantou mesmo foi pela Harpa.

No inicio da carreira sofreu muita resistência ao tentar incorporar a Harpa no jazz, pois a maioria dos músicos que lhe acompanhavam, consideravam este instrumento apenas mais uma ferramenta da música clássica.

Na década de 60 essa resistência foi vencida, provando que na música, seja ela qual for, o inovar é sempre necessário. (com qualidade é lógico!)

Ashby morreu de câncer em 13 de abril de 1986 em Santa Mônica, Califórnia.

Nomes como, Ed Thigpen, Richard Davis, Jimmy Cobb e Frank Wess se renderam a seu talento e maestria no trato com a Harpa.

Aprecie é sensacional!

Fiquem com The Moving Finger e Boa viagem sonora!

http://www.myspace.com/dorthyashbylove

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Set Groove Selecta!

Jamie Lidell - Multiply














Vamos imaginar um lugar enfumaçado onde uma banda com um ritmo fenomenal faz som de fundo para uma voz única, o som é envolvente, dançante, em certos momentos romântico, esse cenário tem tudo pra ser o de um show de soul com uma banda de negrões e um vocalista tipo Marvin Gaye não?

Se este show estiver acontecendo em pleno anos 00 ,vocês podem estar terrivelmente enganados, nesta década mulheres e homens brancos estão fazendo som de negros com competência, vide os exemplos de Amy Winehouse, Duffy, Joss Stone, Mark Ronson. Porém o objetivo deste post é falar de Jamie Liddel, nascido na Inglaterra em 1973 o talentoso músico uniu a tecnologia da eletrônica com a onda retro do soul dos anos 70, para criar um som totalmente inovador e porque não saudosista.

Jamie pode ser considerado um “one man band”, usando seus artefatos tecnológicos a serviço dos seus poderosos vocais, a faixa "Multiply" faz parte do seu hômonimo segundo disco que foi lançado em 2005 pela conceituada gravadora inglesa Warp. Em tempo vale a pena conferir o disco Jim de 2008 e o recém lançado Compass! Enjoy it!



http://www.myspace.com/jamielidell


Contador de visitas