quinta-feira, 27 de maio de 2010

Som Imaginário




















Som Imaginário é uma banda brazuca de rock progressivo criada na década de 70, sua formação principal era Wagner Tiso – piano, Tavito – violão, Luiz Alves – baixo, Robertinho Silva – Bateria, Frederyko – guitarra, e o saudoso Zé Rodrix no órgão e vocais.

O mais curioso desta banda é que ela foi criada para acompanhar o gênio Milton Nascimento no show “Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário” daí o nome da banda.

Lançaram três discos de 70 a 73 e em 1974 acompanham mais uma vez Milton Nascimento na gravação do lendário disco ao vivo “Milagre dos Peixes”.

Como diz o ditado: tudo que é bom, dura pouco! Uma pena!

Acima deixamos dois vídeos, o primeiro é da faixa "Uê" do segundo álbum homônimo da banda e o segundo é uma apresentação no Programa Ensaio da TV Cultura em 1970, para vocês conhecerem um pouco mais essa trupe fantástica chamada Som Imaginário!

Imaginou? Então, boa viagem sonora!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dorothy Ashby




















Dorothy Ashby nasceu em Detroit – USA em 1932 e desde pequena conviveu com o universo musical, até porque seu pai Wiley Thompson era um conceituado guitarrista da época que tinha o costume de reunir amigos em casa para uma Jam Session. Dorothy freqüentou o Cass Technical High School e seus colegas eram ninguém menos que os mestres Donald Byrd, Gerald Wilson e Kenny Burrel, estudou vários instrumentos, entre eles Saxofone e Piano, mas se encantou mesmo foi pela Harpa.

No inicio da carreira sofreu muita resistência ao tentar incorporar a Harpa no jazz, pois a maioria dos músicos que lhe acompanhavam, consideravam este instrumento apenas mais uma ferramenta da música clássica.

Na década de 60 essa resistência foi vencida, provando que na música, seja ela qual for, o inovar é sempre necessário. (com qualidade é lógico!)

Ashby morreu de câncer em 13 de abril de 1986 em Santa Mônica, Califórnia.

Nomes como, Ed Thigpen, Richard Davis, Jimmy Cobb e Frank Wess se renderam a seu talento e maestria no trato com a Harpa.

Aprecie é sensacional!

Fiquem com The Moving Finger e Boa viagem sonora!

http://www.myspace.com/dorthyashbylove

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Set Groove Selecta!

Jamie Lidell - Multiply














Vamos imaginar um lugar enfumaçado onde uma banda com um ritmo fenomenal faz som de fundo para uma voz única, o som é envolvente, dançante, em certos momentos romântico, esse cenário tem tudo pra ser o de um show de soul com uma banda de negrões e um vocalista tipo Marvin Gaye não?

Se este show estiver acontecendo em pleno anos 00 ,vocês podem estar terrivelmente enganados, nesta década mulheres e homens brancos estão fazendo som de negros com competência, vide os exemplos de Amy Winehouse, Duffy, Joss Stone, Mark Ronson. Porém o objetivo deste post é falar de Jamie Liddel, nascido na Inglaterra em 1973 o talentoso músico uniu a tecnologia da eletrônica com a onda retro do soul dos anos 70, para criar um som totalmente inovador e porque não saudosista.

Jamie pode ser considerado um “one man band”, usando seus artefatos tecnológicos a serviço dos seus poderosos vocais, a faixa "Multiply" faz parte do seu hômonimo segundo disco que foi lançado em 2005 pela conceituada gravadora inglesa Warp. Em tempo vale a pena conferir o disco Jim de 2008 e o recém lançado Compass! Enjoy it!



http://www.myspace.com/jamielidell


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Banda União Black




















Criada na década de 1970 a Banda União Black é a precursora do movimento Black Rio que consistia na mistura do Soul e do Funk americano com o Swing 100% brasileiro.

A União Black não tinha uma formação fixa, a não ser de seu vocalista, o grande mestre da música negra brasileira Gérson King Combo.

Após quase duas décadas de inatividade, reuniram-se em 2004 para lançar seu segundo disco chamado “Black Music Brasil” disco este, excepcional tanto quanto o primeiro lançado em 1977 que leva o nome da banda.

Não é necessário muito “falatório” sobre a União Black, sua sonoridade impar mostra o poder desta fantástica banda brazuca.

Aperte o play e boa viagem sonora!

domingo, 16 de maio de 2010

Fela Kuti - Roforofo Fight
























Fela Anikulapo Kuti, foi uma das criaturas mais polêmicas de sua época, criador de um ritmo, o afro-beat, casou-se com 27 mulheres e candidatou-se a presidência da Nigéria. Sua música pode ser definida como uma mistura explosiva de jazz, funk e ritmos africanos, são frenéticas composições que muitas vezes passam de 10 minutos de duração. Sua histórias tem um tom fantástico, como a do Lp “Expensive Shit”, o título veio de uma suposta tentativa da polícia de acusar Fela por porte de maconha, sabendo desta tentativa o músico comeu o cigarro, a polícia o levou mesmo assim para averiguação, chegando na cadeia Fela pediu as fezes de outro preso, entregou para a policia e se livrou da acusação. É dessa mente “doentia” que saíram pérolas como “Na Poi”, “Yellow Fever” e “Roforofo Fight”, música que Fat Boy Slim sampleou em “First Down”. O músico teve três filhos (Femi, Yemi e Sola) todos músicos.Fela morreu em 1997 em decorrência de complicações do vírus da Aids.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Nico Gomez and His Afro Percussion - Ritual 1971




















Latin Groove da melhor qualidade? Sim, é sobre isso que falaremos hoje! E escolhemos o desconhecidíssimo Nico Gomez.

Mexicano? Porto-riquenho? Brasileiro? Não!

Nico Gomez nasceu em Amsterdam na Holanda e estruturou sua carreira na vizinha Bélgica onde liderou diversas bandas.

Seu Afro Groove Latino, têm muita influência chicana, com doses cavalares de guitarra Jazz Funk setentista, sem falar na percussão perfeitamente trabalhada por seus amigos brasileiros. (ele também gravou um disco de Bossa Nova)

O disco “Ritual” de 1971 é simplesmente magnífico e todas, disse todas as faixas fazem jus a este elogio.

Escolhemos as faixas Ritual e Lupita para vocês se deliciarem com este gênio da música latina chamado, Nico Gomez!

Muito, mas muito boa viagem sonora!

domingo, 9 de maio de 2010

The Impressions - We are a Winner





















Os Impressions foi uma grande banda de soul dos anos 60, de onde saiu uma das figuras mais importantes da soul music, ninguém mais que Curtis Mayfield. O músico nasceu em Chicago em 1941, influência declarada de Bob Marley, Prince, Lenny Kravitz, Maxwell, D'angelo entre outros, revolucionou a soul music, compondo hits da magnitude de I'm Your Pusher Man, Move On Up e Fred is Dead, também compôs trilhas de filmes blaxxplotation.

Os Impressions por sua vez foi formado em 1957 com o nome de The Roosters, no ano seguinte Jerry Butler e Curtis Mayfield entraram para a banda que passou a se chamar Jerry Butler & The Impressions.Em 62 Butler deixou a banda, os Impressions seguiram com a liderança de Mayfield até 1970.

We're a Winner é um hino da luta pelo direito civis dos negros norte-americanos, a influência da faixa pode ser sentida até em artistas como John Mayer, basta ouvir Waiting on the World to Change.

O video postado foi retirado do documentário "Movin On Up, The Music & The Message Of Curtis Mayfield”.

http://www.myspace.com/curtismayfield


http://www.myspace.com/theimpressionsfans

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Spanky Wilson & The Quantic Soul Orchestra - I'm Thankful (2005)




















É complicado quando sua carreira fica baseada na “aba” dos outros! E foi isso que ocorreu a esta diva americana chamada Spanky Wilson.

Acostumada desde a década de 60 a dividir o palco com mestres da escala de Marvin Gaye, Sammy Davis Jr. e Jimmy Smith entre outros gênios, sua própria carreira ficou um pouco "de lado", esta seria a melhor definição.

Mas com voz forte, desenvoltura, presença de palco, carisma ímpar e muita personalidade, Spanky Wilson decidiu mostrar o que realmente veio fazer nesse mundo; encantar a quem lhe ouve!

Seu disco “I’m Thankful” de 2005, junto com a Quantic Soul Orchestra só sacramentou sua história e provou além de tudo que coadjuvante também pode ser o ator principal!

Aprecie! É sensacional!

Boa viagem sonora!

http://www.myspace.com/spanky.wilson

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mc Marechal no Divina Club







O Divina Club é um charmoso clube de Mogi das Cruzes, um lugar ímpar para ouvir música boa na região do Alto Tietê, é lá que acontece a festa Combo Grooves dos camaradas Thiago Fernandes (Dj Nandes de Castro) e Dj Thiago Gouvea. A Combo é uma festa onde pode se ouvir o melhor dá música negra do groove ao dub, no dia 21 de maio o projeto tem o orgulho de receber o Mc Marechal, direto de Niterói-Rj ele foi integrante do extinto Quinto Andar, coletivo de mc's e dj's fluminenses que injetou doses cavalares de criatividade no Hip Hop do Rio. Dentre os integrantes se destacou também o rapper De Leve. As rimas afiadas e inteligentes, além da habilidade em manipular as turntables faz de Marechal o J-Live brasileiro
Confira no video uma prévia do que vocês irão conferir no palco do Divina no dia 21.


Divina Club
Rua Otto Unger, 158, Mogi das Cruzes - SP

http://www.myspace.com/mcmarechal

http://www.divinaclub.com.br/

http://twitter.com/divinaclub

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ana Mazzoti - 1974




















Já passava da hora de nós do Groove Selecta fazermos um post sobre música brasileira, foi ai então que descobrimos meio que sem querer essa doce cantora e pianista já falecida chamada Ana Mazzotti.

Essa gaucha de Caxias do Sul, cantou e tocou com grandes mestres da MPB, entre eles o guitarrista Alex Malheiros e o gênio, produtor e pianista José Roberto Bertrami.

Sua sonoridade vai da Bossa Nova ao Groove de forma delicada, o que nos remete muito a lenda Elis Regina.

Ouçam, isso é Jazz Funk brazuca da melhor qualidade!

Fiquem com a espetacular Feel Like Making Love do disco que leva seu nome datado de 1974.

Boa viagem sonora!


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Galaxy 2 Galaxy Hi Tech Jazz





















O Galaxy 2 Galaxy é um projeto de Mad Mike Banks do Undergound Resistance de Detroit, artista seminal da Motor City, ele foi pioneiro na mistura de techno com jazz. O nome do projeto veio de um EP criado por Banks do ano de 1993,uma conversa entre Banks e o mago do techno Jeff Mills, onde os dois tiveram a idéia de musicos de jazz operando os instrumentos do mesmo modo que o grupo alemão Kraftwerk, foi o ponta pé inical do projeto. A faixa Hi tech Jazz,uma odisséia techno-jazz de oito minutos rodou o case de Dj's mundo a fora e ficou famosa entre os clubers brasileiros, por figurar na primeira coletânea do mitíco projeto Hell's Club, compilada pelo famoso DJ Mau Mau.

The Fatback Band




















Formada em 1970 por Bill Curtis a Fatback Band é mais uma pérola “desconhecida” que nós do Groove Selecta temos o prazer de lhes apresentar.

Com uma pegada Jazz Funk de primeira qualidade a Fatback com uma discografia bastante ampla dispensa maiores comentários.

Escolhemos a faixa “Go To Learn How Dance” do álbum Yum Yum de 1975 para vocês terem a noção da pegada forte desta fantástica trupe americana!

Boa viagem sonora!

http://www.fatbackband.com/

http://www.myspace.com/billcurtismusic

domingo, 2 de maio de 2010

William de Vaughan - Be Thankful For What You' Ve Got



















William de Vaughan não faz parte do primeiro escalão de cantores do R&B norte americano , porém compôs um hit que fez dele um cantor respeitado por pessoas do meio. " Be Thankful..." foi gravada nos famosos estúdios da Sigma na Filadélfia, pelo pessoal do MFSB e vendeu cerca de 2 milhões de cópias. Em uma audição despercebida podemos dizer que é uma música do mestre Curtis Mayfield, que inclusive fez uma cover ao vivo, a faixa também ganhou versões interessantes do grupo britânico Massive Attack, e do soulman norte americano Omar com participação de Erykah Badu. É impossível não se contagiar com a voz macia de William e o empolgante ritmo da canção. Enjoy it!
Contador de visitas