sexta-feira, 30 de abril de 2010

Adrian Sherwood - Never Trust a Hippie




















Adrian Sherwood é o fundador do selo On U Sound e foi dele também a idéia ainda nos anos 80 de reunir artistas jamaicanos e lançar um coletivo de Dub batizado de Singers & Players, como nomes de peso do naipe de Prince Far I, Mikey Dread e Bim Sherman, projeto este que também ajudou muitos artistas individuais ao mesmo tempo que promovia sua gravadora.

Em 1986, Sherwood passou a ser produtor da Lenda Lee Perry o ajudando a lançar o clássico álbum “The Boom X The Devil Dead” (1987) disco este que realavancou a carreira de Perry.

Só em 2003 Sherwood lançou seu primeiro disco solo “Never Trust a Hippie” que conta com participações excepcionais de Sly & Robbie, Steven "Lenky" Marsden, Carlton "Bubblers" Ogilvie e Jazzwad.

Disco esplendido! Este é o termo!

Fiquem com a faixa Boogaloo e boa viagem!

http://www.myspace.com/adrianmaxwellsherwood

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Bomb The Bass - Bug Powder Dust






















O post de hoje vai retornar a 1995, foi neste ano que o "Bomb The Bass" lançou seu terceiro disco intitulado "Clear". O projeto de Tim Simenon já tinha conquistado o mundo em 1988 com o advento da Acid House em seu mega hit "Beat Dis" (para os mais velhos tema de abertura do Clip Trip da Tv Gazeta) o "Bomb The Bass" já não precisava provar nada a ninguém, porém nos presenteou com um album diferente repleto de influências trip hop, jazz e dub, onde se destacou a faixa "Bug Powder Dust" que contou com o vocal de "Just Warfield", talentoso mc de Los Angeles que oito anos depois formou o "She Wants Revenge".A música em questão ganhou vários remixes de gente como a dupla austríaca "Kruder & Dorfmeister" e os franceses do "La Funk Mob" , versão que vocês conferem aqui no Groove Selecta!
Enjoy it!

PS: O Bomb The Bass continua na ativa até hoje, o penúltimo disco conta com um remix do conceituado dj brasileiro Gui Boratto!

http://www.myspace.com/bombthebass





terça-feira, 27 de abril de 2010

Calypsoul 70




















Extremamente divertido, essa é a melhor definição para o Calypsoul 70, uma coletânea que mistura de forma magnífica, Soul, Funk, Calypso, Reggae e Afro Beats de 69 até 1979.

Para ilustrar a delícia que este disco é, escolhemos a faixa Independent Bahamas do gênio desconhecido Biosis Now, um groove latino que não deixa ninguém parado!

Afaste o sofá, pegue seu Mojito e boa diversão!

domingo, 25 de abril de 2010

MFSB - Love Is The Message





















MFSB ( Mother, Father, Sister, Brother) era nos termos de hoje um coletivo de músicos de estúdio que gravavam para o famoso selo da cidade de Filadélfia "Sigma Sound Studio". A trupe fez gravações para ninguém mais que O 'Jays, Wilson Pickett, The Three Degrees entre outros, e acabou definindo o que conhecemos como "Philly Sound". Dentre as figuras ilustres que compunham o MFSB podemos destacar os produtores Kenneth Gamble , Leon Huff e o maestro Vicent Montana Jr.A orquestra também gravou o tema de abertura do famoso programa "Soul Train".
"Love Is The Message" é faixa do disco homônimo de 1973, com sua mistura de Disco, Funk e Música Orquestral, se tornou uma das faixas mais tocadas nas pistas de danças, fato que fez com que ela fosse a primeira música a entrar para o Hall da Fama da Dance Music.

Aperte o Play e Boa Viagem!


http://www.myspace.com/mfsb2006

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Breakestra - Hit the Floor 2005





















Formada na Califórnia em 1996, pelo multi instrumentista Miles Tackett (baixo, guitarra, teclados e bateria) mais conhecido como Musicman que também faz parte do coletivo Master Wolf.

A Breakestra começou seu projeto tocando covers, mas logo em seguida lançou alguns Ep’s o que lhes deram maior visibilidade no mercado fonográfico.

Sua sonoridade é baseada no Soul/Funk das décadas de 60 e 70 bem fundidos com o Hip Hop atual.

Destacamos aqui o excelente disco “Hit the Floor” de 2005, que possui uma pegada forte, mais com vocais muito bem colocados.

Pra vocês, separamos uma performance ao vivo que representa muito bem esta mescla Funk/Soul com Hip Hop que citamos anteriormente.

Aperte o play e boa viagem!

http://www.breakestra.com/

http://www.myspace.com/breakestra

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Beck - Book of Moses










Este video faz parte do projeto Record Club, empreitada de Beck e seus amigos que contempla a regravação em um único dia de clássicos da música.
Já ganharam releituras "Velvet Underground & Nico" e o primeiro disco de Leonard Cohen. Com a ajuda do soulmen Jamie Lidell e o baterista James Gadson, Beck recriou Books of Moses música retirada do disco Oam,o único trabalho solo de Alexander Spence o baterista do Jefferson Airplane.
Vale a pena conferir também a ótima regravação do mestre Tom Waits.
O próximo álbum escolhido para o projeto foi o Kick do Inxs com a participação do lendário e genial mutante Sergio Dias.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Jackson Five - GIT - Get it Together




















Os Jackson 5, indiscutivelmente marcaram história na música mundial, isto é fato! Mas muitos críticos não dão o valor devido ao álbum "GIT" – Get it Together de 1973, último deles como artistas da magnífica gravadora Motown.

Como este disco não entrou no Top 10 do ano, muitos desconfiaram, mas a Lenda Michael Jackson com apenas quinze anos na época, mostrou ao mundo que não é só de Top 10 que se faz um excelente disco!

Para nós do Groove Selecta, este é o melhor disco da trupe mágica chamada Jackson 5!

Deliciem-se pois é Swing e Groove da melhor qualidade!

Fiquem com a faixa: Hum Along And Dance e boa viagem sonora!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Monk Higgins




















Monk Higgins é mais conhecido por suas versões instrumentais de R&B das músicas “Quem Dut It e Gotta Be Funk, excelente compositor que era, escreveu um “caminhão” de músicas para diversos artistas da cena soul/funk das décadas de 60 e 70.

Esse mágico Saxman também era produtor e arranjador de nomes fortíssimos da música mundial, entre eles Blue Mitchel, Junior Wells, Gene Harris, Freddy Robinson e Etta James.

Higgins nasceu em 1936 e partiu dessa pra melhor em 1986, lançando em toda sua carreira apenas seis discos e vários singles, todos espetaculares, que valem cada centavo gasto!

Escolhi a faixa Feeling You Feeling Me do álbum Heavyweight pra ilustrar um pouco do Groove deste gênio chamado Monk Higgins!

Aperte o play e boa viagem sonora!

domingo, 18 de abril de 2010

Balkan Beat Box - Bulgarian Chicks





















O Balkan Beat Box pode ser considerado uma miscelânea de ritmos, nacionalidades e influências. Forrmada pelos ex integrantes do Gogol Bordello, Ori Kaplan e Tamir Muskat (ambos nascidos em Israel), a banda mistura música eletrônica, música dos Balcãs, música cigana e do oriente médio para criar um som único e original. Bulgarian Chicks tem sample de música da Bulgária (André Abujamra usou o mesmo sample em seu novo disco e não deu crédito) adicionada a uma batida que não vai deixar ninguém parado. Existe uma tendência de músicas com influência do Leste Europeu rolando, é só reparar não só em Gogol Bordello mas também nos brasileiros do Karnak (pioneiros) e Móveis Coloniais de Acaju, em tempos de "World Music" e globalização é sempre bom desviar o olhar para o inusitado.




http://www.myspace.com/balkanbeatbox

http://www.balkanbeatbox.com/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Baby Huey & The Babysitters




















James Ramey, mais conhecido por, Baby Huey, foi um cantor americano de rock e soul, que em sua breve passagem pela terra gravou apenas um disco o “Baby Huey & The Babysitters de 1970, que influenciou e influencia até hoje o movimento hip-hop.

Devido a um problema glandular, Huey engordou bastante chegando a pesar mais de 400 quilos, neste mesmo período também desenvolveu a dependência química pela heroína que o matou aos 26 anos de ataque cardíaco em 1971.

Sua música é um soul psicodélico bem ao estilo de Sly & The Family Stone, mas com uma pegada bem mais forte, traduzida muitas vezes por sua principal virtude; a presença de palco e performances memoráveis mesmo com seu enorme peso.

Esta é mais uma pérola quase esquecida da música mundial que você encontra aqui no Groove Selecta!

Play e boa viagem!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Illya Kuryaki and The Valderramas - Jennifer del Estero





















Illya Kuryaki and The Valderramas foi um grupo de hip hop portenho que encerrou suas atividades em 2001, o inusitado nome vem do espião russo da série "
O Agente da UNCLE" adicionado ao jogador de futebol Colombiano Carlos Valderrama. O som é uma mescla de rap, funk e música latina e no universo da banda habitam passos de kung fu, roupas espalhafatosas e toda sorte de erotismo e sacanagem que se possa imaginar. É impossível ficar parado com "Jennifer del Estero" uma singela "homenagem" a musa latina "Jennifer Lopez" , a faixa faz parte do disco Leche de 1999, que contou com a participação mais que especial do mago do baixo "Bootsy Collins". Descubra o som de Illya Kuryaki e se surpreenda sabendo que na Argentina eles não escutam só Tango e Mercedez Sosa.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dennis Coffey - Hair & Thangs




















Você, provavelmente terá uma grande dificuldade em encontrar, o raríssimo e primeiro álbum deste gênio chamado Dennis Coffey. Nascido em 1940 na cidade de Detroit. Essa "criança" aprendeu a tocar guitarra com treze anos e aos 20 juntou-se ao grupo Royaltones, banda que teve dois hits nas paradas americanas, "Poor Boy" e "Flamingo Express". Vivendo na "Motor City" (Chicago) em meados dos anos 60 seria impossível não se deparar com o fantástico som da Motown e foi ali mesmo que Coffey se destacou, sendo membro dos Funky Brothers, lendária banda de estúdio da gravadora de Berry Gordy.

"Hair & Thangs" gravado em 69 tem como músicos Lyman Woodard no orgão e Melvin Davis na bateria, tendo como faixas de destaque as covers matadoras de Beatles e 5 th Dimensions!

Curta o som, pois hoje é especial e bom demais!

Good Vibe !!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Blue Note - Home Cookin - Monk Higgins




















Home Cookin é uma coletânea dura e pesada de jazz e funk, uma preciosidade sonora do catálogo Blue Note. Além de delicioso de ouvir, suas músicas têm Alma e não deixam ninguém parado seja na balada ou em casa mesmo!

O conjunto deste disco é considerado por nós como excelente! Seus grooves são verdadeiros petardos sonoros dos anos 60 e 70 da maior qualidade!

Se você encontrar pode baixar que é massa demais!

Aperte o play e sinta todo o poder do Groove!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

RIP - Malcom McLaren




Homenagem do Groove Selecta a um dos caras mais influentes e importantes da música moderna mundial R.I.P. Malcom McLaren. Fiquem com o clássico do breakbeat Bufalo Gals!

Gorillaz - Plastic Beach























O projeto Gorillaz de Damon Albarn, dispensa maiores apresentações, desde 2002 vem fazendo discos surpreendentes, com inovação no conceito de banda e de show. O fato é que a cada trabalho surgem novos colaboradores, neste terceiro disco, não podia ser diferente, Mos Def, Bobby Womack, Snoop Doggy Dogg e ninguém mais que a lenda Mick Jones, vocalista do Clash e Big Audio Dynamite, na faixa título Plastic Beach. Não preciso dizer mais nada não é!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Curumin - Compacto






Luciano Akata Albuquerque nascido em São Paulo no ano de 1976 no meio musical é mais conhecido como Curumin. Baterista de vários artistas da MPB (Paula Lima, Vanessa da Mata, Céu, Arnaldo Antunes) em 2003 lançou o disco Achados e Perdidos, uma maravilhosa mistura de samba, hip hop e funk, tanto que chamou atenção do pessoal da gringa (Natalie Portman) e o pessoal do selo do Blackalicious (O disco foi lançado nos USA por eles). No ano de 2008 veio o segundo trabalho "Japan Pop Show" aqui Curumin segue seu caminho para criar a moderna música brasileira, foi deste trabalho que tiramos Compacto em uma apresentação ao vivo no programa Radiola da Trama (Tv Cultura)! Curta!!!indicado principalmente para os dias bestas em que não fazemos nada....

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sharon Jones




















Quando lançou seu primeiro disco Sharon Jones, tinha 50 anos e muitos achavam que isso não daria em nada apesar da crítica sobre seu trabalho inicial ser muito boa. Agora com 53 anos, Sharon retorna aos noticiários de forma avassaladora, provando que não é porque têm apenas dois discos que sua carreira não é sólida.

Em 2007 essa georgiana lançou "100 Days, 100 Nights" e nesta semana lança “I Learned the Hard Way” disco este muito mais vibrante que o anterior.

Sharon sempre cantou como vocalista de apoio em diversas bandas de soul/funk americanas até ser “descoberta” por Mark Ronson, o mesmo que mostrou ao mundo quem é Amy Winehouse.

O destaque ao lado desta simpática senhora fica por conta da excelente banda que lhe acompanha os Dap-Kings, que faz sua música mergulhar fundo nas décadas de 60 e 70 de forma muito mais potente e espetacular!

Como esta Diva ficou "perdida" por ai por tanto tempo?

Aperte o play e boa viagem!

http://www.myspace.com/sharonjonesandthedapkings

terça-feira, 6 de abril de 2010

Kutiman





















Ophir Kutiel, mais conhecido como Kutiman, nasceu em Jerusalém no ano de 1982, cresceu na cidade de Zichron Yaacov onde estudou piano desde os seis anos de idade, em seguida bateria e guitarra aos 14 anos. Aos dezoito anos, mudou-se para Tel Aviv para estudar Jazz na Rimon Music College.

Enquanto trabalhava em uma loja em Tel Aviv; Kutiman conheceu Sabbo, outro artista israelense que lhe apresentou o Afrobeat e o Funk, incluído nisso os mestres James Brown e Fela Kuti. Ficou tão obcecado por Kuti, que adotou o pseudônimo de Kutiman. Outra paixão sua é o reggae, que o levou a Jamaica para trabalhos com Stephen e Damien Marley filhos do lendário Bob Marley.

Em 2009 lançou ThruYOU Kutiman, um projeto de música online misturado a partir de amostras tiradas de vídeos do YouTube. A conceituada Time Magazine chamou este projeto de uma das 50 melhores invenções de 2009.

(Um dos vídeos do projeto acima)

Aperte o play e sinta a vibe!

Viagem garantida!

www.myspace.com/kutiman

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ananda Shankar - Streets Of Calcuta






Ananda Shankar pode ser considerado o menos famoso músico de sua família (Ravi Shankar, Anoushka e Norah Jones) porém não deixa nada a desejar aos seus parentes ilustres e em se tratando de groove, ensina ao tio e as primas por qual caminho eles devem trilhar. O som de Ananda mistura doses cavalares de música indiana com funk, soul, rock e psicodelia, o cara tocou com feras do kilate de Jimi Hendrix e revolucionou a música indiana ao fazer covers de Rolling Stones (Jumpin Jack Flash), The Doors (Light My Fire) e Elvis (gravou um disco inteiro). Streets of Calcuta veio ao mundo em seu segundo álbum "Ananda Shankar & His Music" de 1975. Infelizmente ele foi visitar Krishna cedo, em meados de 99. Chame os amigos para um jantar, com bastante curry, baixe a luz, acenda um incenso e se jogue no som hipnótico de Ananda! Good Trip!!!

domingo, 4 de abril de 2010

Lee "Scratch" Perry













Galera! é difícil! muito difícil, falar do gênio Lee "Scratch" Perry, pois além de DJ, produtor, técnico de som, ele é um dos pais do reggae!

O Dub; só é o que é hoje, pois Perry e outro mestre chamado Augustus Plablo, assim o fizeram!

Sem eles, nada teria acontecido, Bob Marley, Peter Tosh e muitos outros nem existiriam, É Fato!

O Grammy Awards 2002 como melhor disco de Reggae, é muito pouco para Perry!

Em 2004, a Rolling Stone colocou Lee Perry na posição 100 como um dos maiores artistas de todos os tempos e isso; continua, muito pouco, para este Mestre! (Augustus Pablo, idem).

Lee "Scratch" Perry é foda! E não é o Groove que fala, ele prova!

Veja! E tire suas conclusões!

Boa Viagem! Pois o som é massa!

http://www.lee-perry.com/

http://www.myspace.com/leescratchperry

Al Green - Let's Stay Together




















Já que ontem citamos no histórico post de número cinquenta o cover de Let's Stay Together, nada melhor que relembrar a original. Composta e gravada por um dos mestres da Soul Music, a canção em questão embalou muitos pares românticos nos anos 70 e muita gente que está lendo estas linhas agora, pode ter sido concebido ao som dela! Lançada no primeiro disco de Al Green (Mestre) foi regravada diversas vezes, Tina Turner por exemplo. E faz parte da trilha de um dos melhores filmes dos anos 90, Pulp Fiction. Aqui postamos uma versão ao vivo de 72.
Agora pegue seu par romântico,aperte o play e vá fazer carinho, até porque está friozinho.

sábado, 3 de abril de 2010

Jimmy Smith-Root Down and Get It!






















Na reunião habitual de pauta para o post do dia tivemos um branco geral, havia um problema, o post simbólico de número 50 teria que ser com alguém especial. Portanto nada mais especial do que um dos patronos da música groove do planeta, Jimmy Smith, o homem que modificou e definiu o lugar do orgão hammond no jazz, e para não perder o hábito, influenciou todo mundo que veio depois, de Lonnie Smith aos Beastie Boys, que inclusive samplearam a pérola aqui apresentada. "Root Down (and Get it) parte 1" é faixa do disco ao vivo "Root Down" de 1972. Em tempo vale a pena conferir outros discos do fera, Dynamic Duo, trabalho gravado ao lado do guitarrista Wes Montgomery é um deles. Enjoy It!


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Roy Ayers - Love Will Bring Us Back Together







O vibrafonista Roy Ayers nasceu em Los Angeles em 1940. Influenciado por Lionel Hampton começou sua carreira como jazzista, migrando lentamente para a mescla com o Funk e Soul, mistura esta, que consequentemente influenciou a galera do hip hop e acid jazz. Uma boa prova disso é a quantidade de samplers de músicas de Ayers que podem ser ouvidos por ai. "Love Will Bring Us Back Together" é faixa do disco "Fever" de 1979 e aqui vocês podem conferir o som explosivo do mestre do vibrafone.


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bocato Live Sarajevo - São Paulo











Andar pelo centro de Sampa é sempre bom, tomar cerveja com os amigos Alan da equipe Groove, Silvão da Livraria Cultura e Evandro guitarrista da Banda Brisa Verde na rua Augusta melhor ainda! Mas em plena quarta feira ter o privilégio de curtir um show do mestre trombonista Bocato no Sarajevo é para poucos, e nós do Groove estávamos lá graças a Deus! Foi magnífico, sublime, surreal!

Com a simpatia de sempre e a genialidade de poucos Bocato botou paulistanos, espanhóis, mexicanos e mais uma legião de gringos pra sacolejar a jaca de maneira fantástica! (gringos dançando é engraçado demais!) A versão de Oh! Darling dos Beatles foi tão foda que contagiou o público de tal maneira que uma garota, muito linda por sinal ao lado do palco, pegou o microfone, cantou e não fez feio!

A nota de pesar fica por conta do DJ sem nome que é ruim, fraco e sem repertório. Um dia ele aprende. Não nesta vida, mas aprende!

Pra quem não conhece, o gênio Bocato tocou só com estas pessoas: Rita Lee, Ney Matogrosso, Roberto Carlos, Elis Regina, Carlinhos Brown, Itamar Assumpção e Vange Milliet, e possui 12 discos lançados até agora.

É necessário dizer mais alguma coisa?

Boa Viagem sonora!

www.myspace.com/bocatoegrupo

Contador de visitas